Espaço do Professor

Professores, esse espaço está reservado à vocês então fiquem à vontade pra postar avisos, dicas, coisas legais etc. Usem a criatividade!

OBS: Para postar nessa pagina mandem o documento por e-mail ou contate a aluna Nathália Farias do 3º A.



Por que, Por que, Matemática!!!
Meus queridos alunos,
A matemática não pode ser considerada uma ciência desligada da realidade. Ao contrario, ela é e deve ser vista como algo presente nas mais variadas situações do nosso dia a dia, seja quando compramos um produto, olhamos as horas ou subimos em uma balança. Além disso, a matemática estimula a criatividade, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a iniciativa pessoal e o trabalho coletivo, bem como fornece ferramentas que nos ajudam a enfrentar desafios, comprovar justificar resultados, e a desenvolver estratégias. Por isso quem estuda e usa matemática no seu dia- a- dia tem oportunidade de se tornar uma pessoa mais criativa e critica em relação ao mundo à sua volta, exercendo, assim, seu papel de cidadão. OK!
Profª Sueli

E quem disse que em matemática não há romantismo, vejam só ...


O quociente e a incógnita

"Às folhas tantas do livro de matemática, 
um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base.
Uma figura ímpar olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo ortogonal, seios esferóides. Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical.
"Eu sou a soma dos quadrados dos catetos,
mas pode me chamar de hipotenusa".
E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética,
corresponde a almas irmãs, primos entre - si.
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão retas,
curvas, círculos e linhas senoidais.
Nos jardins da quarta dimensão,
escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas
e os exegetas do universo finito.
Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim,
resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar,
uma perpendicular.
Convidaram os padrinhos:
o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro,
sonhando com uma felicidade integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos
e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia.
Foi então que surgiu o máximo divisor comum,
freqüentador de círculos concêntricos viciosos,
ofereceu-lhe,
a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade.
Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema,
ele era a fração mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser moralidade,
como, aliás, em qualquer Sociedade ..."
Millôr Fernandes


CURIOSIDADE
Você sabia que existe outra forma de calcular potências?

Pitágoras descobriu que existe outra forma de calcular potências: através da soma de números ímpares. Ele descobriu que n2 é igual a soma dos n primeiros números naturais ímpares. Exemplo:
a)         52 = 1+3+5+7+9 = 25              
b)         42=1+3+5+7 =16
c)         721+3+5+7+9+11+13=49
_______________________________________________________________________________________________